top of page

Regulagem da Injeção Eletrônica I

O texto abaixo foi escrito e publicado pela primeira vez em 6 de janeiro de 2009 no blog da Akikar (https://akikar.blogspot.com/). De lá para cá muita coisa mudou. A evolução no controle dos motores, visando a redução das emissões de poluentes não para. Atualmente os sistemas dispensam o uso de cabos de acelerador e os antigos e famoszos atuadores de marcha lenta, deixando por conta do corpo de borboleta, equipado com um motor DC, a responsabilidade de manter a marcha lenta e "acelerar" conforme a solicitação do motorista. Aproveite o texto!


É comum um cliente entrar na Akikar e pedir para regular a marcha lenta, porque “ta um pouco acelerada”, ou “esta variando”, ou ainda, “esta morrendo quando para no farol” (semáforo). Muitos pedem para dar só uma “reguladinha no parafuso” e outros já chegam perguntando se eu tenho a chave (ferramenta) para regular a marcha lenta.

   

 Acontece que são carros equipados com injeção eletrônica de combustível e nenhum deles permite regulagem da marcha lenta por ação de parafusos, calços ou outra coisa, como se fazia antigamente no carburador.  

A injeção eletrônica veio para substituir o carburador em razão da necessidade do melhor aproveitamento do combustível tanto para diminuir o consumo como, principalmente, para diminuir as emissões de poluentes. É um sistema composto por sensores, atuadores e por uma Unidade de Comando (UC), responsável por todo o gerenciamento.

  

Basicamente a UC processa os sinais enviados pelos sensores e modifica a estado dos atuadores, para manter o motor em marcha lenta e controlá-lo em qualquer condição de carga, conforme a aceleração que o motorista impõe, dando a sensação de controle total sobre a potencia (carro com injeção tem melhor dirigibilidade).A UC também controla, a ignição e a bomba de combustível (liga e desliga), além de se comunicar e interagir com outras unidades de comando, como a do câmbio automático, a do ABS, a do ar condicionado ou climatizador, entre outras. Em alguns modelos de carros a UC da injeção controla também o câmbio automático, é chamado de Powertrain.

Sendo assim todos os sensores e atuadores são importantes, mas o atuador da marcha lenta, que eu quero destacar, como o nome já diz, é o que a UC vai usar para controlar a marcha lenta. Pode ser de vários modelos, motor de passo, solenoide, ou um rele, mas basicamente o modo de atuar sobre a marcha lenta é sempre o mesmo.A UC abre ou fecha uma passagem de ar (adicional) para dentro do motor, conforme a necessidade, para aumentar a rotação da marcha lenta abre a passagem, se for para baixar, diminui a passagem. Se fechar totalmente o motor morre, pois ficara sem ar, ou seja, pela borboleta não passa ar suficiente para a marcha lenta.

  

Na foto, dois dos modelos de atuadores mais usados, o de baixo é o famoso Motor de Passo, com aplicação em várias linhas. O de cima é usado na linha Ford, chamado apenas de Atuador de Marcha Lenta, funciona com um solenoide, que pulsa em ciclos para controlar a passagem de ar.





O motorista não tem controle sobre esse ar, o motorista só consegue controlar o ar que passa pela borboleta, através do pedal do acelerador.

   

Quando o motorista tira o pé do pedal do acelerador, a borboleta fecha totalmente impedindo a entrada de ar e o motor entra em regime de marcha lenta. Nesse momento o ar necessário para a queima do combustível só poderá passar pelo atuador de marcha lenta e o controle passa totalmente para a UC.

   

Ao fechar, a borboleta encosta através de mecanismos próprios como alavancas e eixos em um batente, normalmente um parafuso, que é regulado na fábrica para adequar os parâmetros programados na UC às diferenças de fabricação de cada peça do motor e seus componentes, visto que são fabricadas dentro de certa tolerância em suas medidas e nunca são exatamente iguais umas as outras.

   

Este parafuso é lacrado na posição ideal e qualquer “regulagem” vai alterar a quantidade de ar que passa pela borboleta, a UC vai mudar a posição do atuador da marcha lenta e pode até parecer que corrigiu o defeito, mas na verdade o motor começou a trabalhar totalmente errado. No mínimo, aumentando o consumo de combustível e as emissões de poluentes, em médio prazo outras peças podem ser danificadas, como o catalisador e o atuador de marcha lenta, por exemplo.

  

É por isso que quando você chega na Akikar e pede para eu “regular” a marcha lenta ou a injeção, eu respondo que não. Se há alteração na marcha lenta, pode ser sujeira nos bicos, borboleta ou falha de funcionamento em algum componente e a correção depende de procedimentos corretos de diagnósticos e reparos.


(Há sistemas que parecem ter regulagem, como os VW ou Audi, porém aquele procedimento que se faz com o scanner é na verdade uma retomada de valores pré-definidos, justamente para voltar a borboleta nos padrões regulados de fábrica, visto que este sistemas são autoadaptativos.)

Nossos Serviços 

- Câmbio Automático

- Injeção Eletrônica

- Correia Dentada

- Filtros de Ar e Combustível

- Troca de óleo e filtro de óleo

- Freios, Suspensão e Embreagens

- Mecânica em Geral, Motor e Câmbio

- Vazamentos de água e óleo

- Revisões, Regulagen e Diagnósticos

Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Almoço das 12:00 - 13:00 (Fechado)

  • Instagram
  • Linkedin
  • Facebook da Akikar
  • Blogger ícone social
  • YouTube ícone social

Contate-nos

Rua Virgílio Miraglia, 500 Jardim Palermo

Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo - SP

Tel: (11) 4127-7605 (WhatsApp)

© 2018 por Castilhomec Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page