top of page

Cambio Automatico Patinando

Eu recebo várias ligações perguntando sobre câmbio automático que "parou de andar" ou esta patinando. E ao explicar que provavelmente queimou o pacote ou falo sobre algum outro componente, eu sinto que fica uma dúvida sobre o que estou falando.

Na foto de um cambio automático desmontado eu coloquei os nomes de alguns componentes mais comuns encontrados na maioria dos câmbios automáticos atuais.

O torque e potencia do motor são transferidos para as rodas através do câmbio automático, então quando existe uma falha o motorista percebe que o motor esta acelerando mas o carro não responde, pode estar havendo uma patinação entre a parte motora e a parte movida dentro do câmbio automático.

A parte motora, (eixo de entrada) esta ligada ao motor através do conversor de torque

(foto ao lado). A parte movida esta ligada as rodas, através do conjunto planetária e diferencial.






O que liga a parte motora com a parte movida são os pacotes de discos, então toda a força do motor passa por estes componentes do câmbio automático. São pacotes porque são formados por discos de aço, normalmente presos a parte motora e discos de composite, normalmente presos a parte movida, um pistão hidráulico aplica uma força sobre eles unindo-os e forçando que girem igualmente, por atrito.


Quando, a força diminui, por algum motivo, como por exemplo entre os vários motivos possíveis, uma queda da pressão da bomba por entupimento do filtro de óleo do cambio automático, os discos vão deslizar uns sobre os outros fazendo a temperatura aumentar muito até a queima ou até mesmo o fusão entre eles. Na foto ao lado pode-se ver um destes pacotes que queimou e esquentou até fundir.


Quando a força aplicada para unir o pacote de discos é zero o câmbio automático para, porém quando essa força existe mas é insuficiente para provocar a transferência de potencia o câmbio automático patina. Patinara até que não haja mais nenhuma condição de atrito entre os discos e nessa condição o carro para, pois não havera mais transferência de torque.


É uma explicação bem simplificada. Câmbio automático é muito mais complexo, mas espero ter ajudado a melhorar a compreensão sobre o assunto.


Comments


Nossos Serviços 

- Câmbio Automático

- Injeção Eletrônica

- Correia Dentada

- Filtros de Ar e Combustível

- Troca de óleo e filtro de óleo

- Freios, Suspensão e Embreagens

- Mecânica em Geral, Motor e Câmbio

- Vazamentos de água e óleo

- Revisões, Regulagen e Diagnósticos

Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Almoço das 12:00 - 13:00 (Fechado)

  • Instagram
  • Linkedin
  • Facebook da Akikar
  • Blogger ícone social
  • YouTube ícone social

Contate-nos

Rua Virgílio Miraglia, 500 Jardim Palermo

Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo - SP

Tel: (11) 4127-7605 (WhatsApp)

© 2018 por Castilhomec Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page